terça-feira, 13 de setembro de 2011

Enem - E o Acre?


Educação
12/09/2011 21:07
Vergonha! Escola melhor colocada do Acre no Enem aparece na posição 1.218º
A classificação do Acre no ranking do Enem 2010, divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 13, revela que o Estado precisa, e muito , avançar no setor tanto privado quanto público
Luciano Tavares, para Agência ContilNet
Do Acre, as cinco escolas  mais bem posicionadas são particulares.   Numa enorme lista de escolas de todo o país, a primeira instituição de ensino do Estado aparece na colocação 1.218º. Trata-se do Centro de Educação Latu Sensu II, que obteve  média 629,5. 

Na região Norte, Rio Branco aparece  26ª colocação.  A 1º cidade do ranking nortista  é Manaus, com o Centro de Educação Latu Sensu, que obteve a  média 692, 24.

A escola 15 de Junho da Rede Estadual de Ensino, localizada no município de Senador Guiomard é a melhor posicionada entre as instituições públicas, mas ficou fora do ranking. O estabelecimento obteve a média  511,89. 0,68% acima da média nacional,  que este ano subiu para 511,21%, o que para o secretário estadual de Educação, Daniel Zen, já é um avanço. “É claro que nossa posição não é tão boa, mas se levarmos em consideração os últimos anos, estamos avançando.”, avalia.

Na opinião do professor de geografia, José Costa Araújo, pós-graduado em Planejamento e Meio Ambiente pela UFAC, o ensino no Estado tem se tornado um dos piores do Brasil em decorrência de um modelo trazido da França, que faz do aluno o principal objeto da escola e não o professor. “Essa relação, com perdas para o professor, que é o mestre em todas as instâncias, faz com que o aprendizado se torne banal. Não há governança do professor em sala de aula.”, reclama o geógrafo.

A professora-doutora em língua portuguesa pela UFRJ, Luiza Lessa,  pontua os problemas do sistema educacional do Estado. Segundo ela,  o ensino do Acre, principalmente, o da rede pública vive uma crise profunda.  “Nossa educação está desarticulada com a realidade social brasileira. É descompromissada com o conceito de vida regional e não educa. É uma balela o que dizem sobre qualidade da educação em nosso Estado.”, diz a educadora ao acrescentar que não é suficiente a construção de escolas. 

“A Secretaria de Educação não faz nada para mudar essa realidade. Os alunos do Acre não têm consciência de cidadania, de valores morais.”, enfatiza.

Para o professor de biologia,  Jorge Luís Braun de Oliveira, a posição do Acre no ranking do ENEM  é um reflexo de que o aluno acreano perdeu o hábito da leitura. “Há vinte anos  se lia mais nas escolas. Até porque era obrigatório.”, afirma.

“Ler é importante para fazer uma prova do ENEM ,  que é interpretativa.”, acrescenta Braun.

Entre as cem melhores no ranking nacional, treze são públicas e oitenta e sete da rede privada.

A escola São Bento, da rede privada de ensino do Rio de Janeiro,  é a que obteve a nota mais alta do ranking: 761.7.Consultas da posição e notas das escolas no site
http://www.inep.gov.br     

Sim, eu só fiz COPIAR do Contilnet


Bem, como vão começar as críticas á educação PÚBLICA e ao GOVERNO quanto á falha dos estudantes, em não aprender, só vou deixar um recado:

Não é SÓ culpa do governo não, VIRAM senhores PAIS? O incentivo ao aprendizado VEM DE CASA não é da estrelinha na testa, que a professora dá, e a criança sabe que de nada vale!

Mariah... Educada pela escola e pela FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não xingue nossas mães, elas bem tentam nos impedir de fazer isso!!